top of page

Resenha - Um Beijo de Inverno na Livraria dos Corações Solitários (Annie Darling)

  • Foto do escritor: Letícia Marques
    Letícia Marques
  • 2 de jan. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 1 de mai. de 2021


ree

Um Beijo de Inverno na Livraria dos Corações Solitários é o quarto - e último - livro da série "A Livraria dos Corações Solitários", da talentosa autora britânica Annie Darling. Dessa vez, nos é permitido conhecer o passado daqueles que podem ser considerados os personagens mais misteriosos da série, Mattie Smith e Tom Greer. Além disso, os momentos narrados se passam na época do Natal, o que garante um charme especial ao livro.


Uma confeiteira, agora responsável pelo Salão de Chá anexo à livraria, que parece odiar tudo e todos, e um livreiro/acadêmico que permanece uma incógnita até mesmo para seus colegas de trabalho de longa data. O que poderia acontecer caso esses dois, que parecem só ter em comum uma irracional aversão ao Natal, tivessem que vivenciar um dos maiores clichês dos livros de romance, dividir um apartamento? É isso que descobriremos no último volume da série!


- Bom, se a Very vai se mudar, então eu vou ficar com o quarto dela - disse Tom calmamente, como se morar no apartamento sobre a livraria sem ter que pagar aluguel fosse um caso decidido. - É justo, não é?
- Espera aí, não, não é justo! - exclamou Mattie. - Eu ia pedir se poderia ficar com o quarto.
- Devia ter sido mais rápida - retrucou Tom, com aquele seu jeito condescendente que a fazia ter vontade de bater na cabeça dele com a coisa mais pesada que estivesse à mão. No caso, um extintor de incêndio.

Depois de uma disputa memorável para saber quem poderia "substituir" Verity no apartamento, ambos acabaram conquistando o espaço, especialmente depois que Nina anunciou que tão estaria saindo desse. Seria mesmo uma boa ideia deixar esses dois, que até onde se tinha conhecimento se odiavam, morarem juntos e sem ninguém para apaziguar as brigas?


De qualquer forma, é essa a premissa da história. É muito interessante ver as mudanças no relacionamento desses dois personagens, desde semanas dedicadas a se evitarem a noites de pizza e maratonas de seriados de confeitaria. Literalmente, do ódio ao amor. Além disso, descobrir novas - e relevantes - informações sobre personagens tão reservados foi, com certeza, muito encantador (e engraçado).


- Ela é uma mulher forte e inteligente que com certeza não precisa de mim nem de mais ninguém para defendê-la, mas eu não vou suportar ouvir você fazendo gaslighting com ela nem mais um segundo. Então se manda de uma vez!
[...]
- Em linguagem comum, gaslighting é a tática totalmente desprezível e coerciva usada por homens, que nem merecem ser chamados de homens, para controlar suas parceiras. Eles as convencem de que elas estão sofrendo de todo tipo de falhas de personalidade quando, na verdade, elas foram incitadas para exibir esses tipos de comportamento.

Outro ponto muito importante abordado no livro são os relacionamentos abusivos. Tanto Mattie quanto Tom tinha experiências e marcas que envolviam essa temática, e acabaram por ajudar um ao outro a enfrentar esses traumas (e seus agressores), mesmo quando ainda não eram amigos.


Como sempre, foi muito prazeroso reencontrar os protagonistas dos livros anteriores e acompanhar como suas vidas estão fluindo depois do "Felizes Para Sempre". No entanto, devo admitir que Posy Morland não estava parecendo ela mesma neste livro, o que causou um pouco de estranheza durante a leitura, mas Darling soube contornar a situação e trazer a "velha Posy" nos capítulos finais.


OS DOZE DIAS ROMÂNTICOS DO NATAL

Por Tom Greer


A doze dias do Natal minha autora romântica favorita deu para mim:


Doze casais se beijando

Onze amantes fugindo

Dez mocinhas desmaiando

Nove devassos assediando

Oito debutantes dançando

Sete triângulos amorosos

Seis machos alfa

CINCO CENAS DE SEXO!

Quatro dias em Paris

Três ligações perdidas

Dois "eu te amo"

e um felizes para sempre para vocêêêêêê!


De maneira geral, assim como os demais livros da série, este é uma ótima opção de leitura para quem procura um bom romance contemporâneo de aquecer o coração. Com uma mistura bem balanceada de: cenas hilárias, momentos sérios com debates importantes da atualidade, personagens (novos e "velhos conhecidos") cativantes e MUITA decoração natalina, Um Beijo de Inverno na Livraria dos Corações Solitários finaliza a série com maestria e, sem dúvidas, merece ser lido.


Ps.: Devo avisar que a leitura pode despertar uma fome incontrolável, bem como um desejo inexplicável por doces, ambos ocasionados pelas maravilhosas - e muito bem descritas - receitas de Mathilda Smith. Então, caro leitor, esteja preparado para sair da dieta.

Comentários


Post: Blog2_Post

Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

  • Instagram

©2020 por AMAZONAS. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page