Resenha - Loucamente Apaixonada na Livraria dos Corações Solitários (Annie Darling)
- Letícia Marques

- 27 de dez. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 1 de mai. de 2021

Loucamente Apaixonada na Livraria dos Corações Solitários é o terceiro livro da cativante série "A Livraria dos Corações Solitários", escrita pela autora britânica Annie Darling. Neste volume, acompanhamos a trajetória de Nina O'Kelly, a irreverente funcionária da Felizes para Sempre, e Noah Harewood, analista de negócios contratado por Posy para melhorar a estretégia de vendas da Livraria.
"Um homem que compartilharia todos os altos e baixos de um amor grande demais para ser contido. Um homem que amasse com todo o seu ser e não se contentasse com menos. E então, colocadas as coisas nesses termos, por que Nina deveria se contentar? Era por isso que ela esperava um Heathcliff e não aceitaria substitutos."
Nina sente uma antipatia profunda por Noah desde o momento em que se encontram, sentimento esse que é constantemente agravado pela sensação de que já o conhece, mas não sabe exatamente como. Noah, no entanto, apesar de manter distância, é sempre muito educado e prestativo. Com o decorrer da história, descobrimos que Noah é, na verdade, uma parte complicada do passado de Nina, um período de sua vida de que ela não sente muito orgulho.
Podemos entender, também, durante a leitura a relação de Nina com seus colegas de trabalho e suas reações reais em relação a algumas concepções e atitudes de seus amigos da Felizes Para Sempre, especialmente a dúvida coletiva sobre as habilidades e talentos dela. Falando em talento, nos é apresentado com mais detalhes o lado artístico de Nina, incluindo revelações que remetem aos livros anteriores. Vale dizer, ainda, que é sempre muito prazeroso reencontrar alguns personagens.
"- Bem, quando você descobrir o que quer fazer da vida, por favor, nos avise, porque você já tem trinta anos...
- Não tenho trinta. Tenho quase trinta...
- ... e está trabalhando como caixa em uma loja e ainda nem se casou."
Outro ponto bastante discutido nessa obra são as relações de Nina e Noah com suas famílias. Ambos sofrem com a "não aceitação", por parte dos pais, dos seus estilos de vida e escolhas. No caso de Nina, por exemplo, ser funcionária de uma livraria de literatura romântica, possuir diversas tatuagens, comer carboidratos e adotar um estilo vintage são razões para ter Alisson O'Kelly (mãe de Nina) disparando comentários passivo-agressivos a cada cinco minutos. Mesmo assim, é possível perceber a evolução (e reparação) desses relacionamentos, o que garante vários momentos emocionantes.
Por falar em momentos marcantes, não poderia deixar de ressaltar as referências literárias. Em Amor Verdadeiro na Livraria dos Corações Solitários (livro 2 da série), somos marcados por diversas citações de Orgulho e Preconceito, já em Loucamente Apaixonada, Annie Darling nos presenteia com diversas referências à O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brönte, o livro que mudou a vida de Nina e passou a ser ser favorito.
"- Isso foi tão romântico - disse Posy, extasiada.
- E eu adorei quando você citou O morro dos ventos uivantes - acrescentou Verity, se levantando. - E então, terminamos aqui? Porque já passa das onze e precisamos abrir a livraria."
Por ser tão marcante para nossa protagonista, O Morro dos Ventos Uivantes acaba por gerar diversos momentos icônicos e de extrema importância para o desenvolvimento da história e dos personagens, principalmente em se tratando do romance entre Nina e Noah. É, com certeza, muito bom ver Noah determinado a entender e apoiar Nina na realização de seus sonhos.
De maneira geral, a leitura fluida que já é marca registrada de Darling somada as diversas discussões sobre a importância de amor e paixão resulta em um livro extremamente divertido de se ler.





Comentários