Especial - Dia Internacional da Dança (29 de abril)
- Letícia Marques

- 29 de abr. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 1 de mai. de 2021

29 de abril é considerado o Dia Internacional da Dança, por isso, nós do AMAZONAS Clube de Leitura decidimos criar um post - uma lista, na verdade - em homenagem à data, com algumas indicações de livros que abordam/estão inseridos no mundo da dança.
Esperamos que gostem!
Internacionais

Ballet: The Definitive Illustrated Story
O livro escrito com a consultoria de Viviana Durante (bailarina italiana, foi a dançarina principal do Royal Ballet, American Ballet Theatre, Teatro alla Scala e K-Ballet), apresenta e detalha as principais peças, composições, bailarinos (a), coreógrafos e musicistas da história do ballet mundial, complementando sempre as explicações com imagens/fotografias - por isso, "illustrated story" - e contexto/efeito social da época de que se trata.
Uma ótima aposta para aprender sobre a história do estilo de dança e se encantar ao mesmo tempo!

Bolshoi Confidencial
Em "Bolshoi Confidencial", escrito por Simon Morrison, serão visitadas todas as nuances do ballet russo, o Bolshoi, desde o período Tsarista até a atualidade, perpassando por todos os aspectos de influência desse sobre a política russa. Vale dizer que o autor teve acesso a arquivos governamentais e fontes exclusivas.
Definitivamente uma boa escolha para quem quer observar a política russa ao longo dos anos por meio de uma visão artística, mais especificamente pelos olhos da instituição que já foi considerada símbolo do poder soviético.
Nacionais

Senhorita Aurora
Em "Senhorita Aurora", Babi A. Sette apresenta a trajetória da bailarina brasileira Nicole Alves em uma companhia de Ballet em Londres. Nicole é escolhida para interpretar Aurora na montagem de A Bela Adormecida, mas as coisas não saem exatamente como ela imaginava, já que o maestro convidado será ninguém menos que Daniel Hunter, um gênio, sem dúvidas, mas com uma péssima reputação.
Babi A. Sette presenteia os leitores com um romance que, apesar de contar com um enredo clichê, é capaz de surpreender em diversos momentos, abordando temas complexos, mas importantes.

Ballet para dois
"Ballet para Dois", de L. C. Almeida, assim como "Senhorita Aurora", trata sobre uma bailarina, Isabella Duncan, tendo dificuldade para lidar com os termos para dançar o seu "papel dos sonhos", no entanto dessa vez o "problema" não é o seu maestro, e sim o seu parceiro, Mikhail Dubrov.
Isabella havia jurado nunca dançar com Dubrov, o prodígio russo do ballet, mas e se esse é o preço para dançar um ballet sem corpo de baile, apenas dois dançarinos, coreografado por sua bailarina preferida? Um pouco clichê e previsível, no entanto uma ótima leitura. Leve, agradável e fluída, consegue arrancar sorrisos sem esforço.
Não importa se gosta ou não de dança, este livro é uma ótima escolha se procurar uma leitura para "aquecer o coração" e desopilar.

Allegro em Hip-Hop
"Allegro em Hip-Hop", de Babi Dewet, é o segundo volume da série Cidade da Música e mais um clichê para nossa lista. A história se passa na Academia Margereth Vilela e acompanha a jovem Camila Takahashi (Mila) em sua busca pelos fouettés perfeitos e pelo reconhecimento de seu talento e dedicação, enquanto - com a ajuda de Vitor, um violinista que adora misturar música clássica com outros estilos - descobre o "universo do hip-hop" e começa a questionar algumas de suas escolhas como bailarina.
Uma indicação com ar juvenil sem grande pretensões além de mostrar o amor pela arte. Mesmo assim, permite ao leitor refletir sobre temáticas como a dedicação excessiva e prejudicial à certos padrões e a xenofobia.
Uma escolha interessante para um domingo à tarde!
FELIZ DIA INTERNACIONAL DA DANÇA!
"A dança é a linguagem escondida da alma"
Martha Graham





Comentários