Indicação - Trilogia Para Todos os Garotos que Já Amei (Jenny Han)
- Letícia Marques

- 12 de fev. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 1 de mai. de 2021

"Para Todos os Garotos que Já Amei" (título original: To All The Boys I've Loved Before) é o primeiro livro da trilogia de mesmo nome, da autora norte-americana Jenny Han, sendo seguido por Ps.: Ainda ainda amo você e Agora e para sempre, Lara Jean.
Os livros contam a história de Lara Jean Song Covey, uma garota americana de descendência coreana que, por uma travessura de sua irmã caçula, Katherine (Kitty), teve suas cartas de amor secretas - cinco, ao todo - enviadas. Agora, ela precisa lidar com as consequências.
Não são cartas de amor no sentido mais estrito da palavra. Minhas cartas são de quando não quero mais estar apaixonada. São cartas de despedida. Porque, depois que escrevo, aquele amor ardente para de me consumir.
O primeiro livro, que deu o nome à trilogia, aborda o envio das cartas e a repercussão que isso tem na vida de Lara Jean, essa que já está passando por um momento difícil com a partida da irmã mais velha, Margot, para a faculdade. Com as cartas enviadas e a possibilidade de magoar os sentimentos de Margot, Lara Jean engata um namoro falso com Peter Kavinsky - que recebeu uma das cartas e que causar ciúmes na ex-namorada - Genevieve. Outro personagem importante para a narrativa é Josh Sanderson, ex-namorado de Margot e receptor de uma das cartas de Lara Jean. Acho que já pode imaginar alguns dos clichês que aparecem pelo caminho da protagonista...
E sei também que, de certa forma, tenho o poder de magoá-lo e também de fazê-lo se sentir melhor. Essa descoberta me deixa com um sentimento esquisito no peito, por motivos que não sei explicar.
Já na continuação, Ps.: Ainda amo você, Lara Jean volta a ter problemas com as cartas, isso porque John Ambrose McClaren, ex-melhor amigo de Kavinsky e grande amigo - crush - de Covey, retoma contato. Com um triângulo amoroso formado e inseguranças a flor da pele, Lara Jean precisa desenvolver sua confiança (ainda bem que ela conta com uma ajudinha de Stormy) enquanto descobre os pequenos detalhes que envolvem um relacionamento de verdade.
Mas a UNC é bem mais longe, e, quando fui lá conhecer, eu soube que queria estudar lá. Não queria estar com um pé dentro e um pé fora, entende?
Por fim, o terceiro e último livro - Agora e Para Sempre, Lara Jean - retrata o último ano do ensino médio, ou seja, a tensão que acompanha a escolha de uma universidade. Esse capítulo da história de Lara Jean trata especialmente de seu autoconhecimento, o que acaba por afetar diversos aspectos de sua vida. Aqui podemos perceber que ninguém é perfeito e que não é possível atender às expectativas dos outros sempre, por isso, é importante descobrir o que te faz feliz.
Sendo assim, a trilogia Para Todos os Garotos que já Amei narra uma história fluída e despretensiosa, talvez um pouco adolescente demais para algumas pessoas, mas que consegue trazer alguns ensinamentos e reflexões interessantes.
Então, se está procurando uma leitura para desopilar, rir e se encantar, essa é uma ótima opção.
ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS
A trilogia Para Todos os Garotos que já Amei (To All The Boys I've Loved Before) teve seus direitos comprados bem Netflix e vem tendo sua história transformada em filmes desde então. Com Lana Condor (Lara Jean Covey) e Noah Centineo (Peter Kavinsky) nos papéis principais, o terceiro - e último - filme entrou hoje (12.02.2021) para o catálogo da Netflix.
De maneira geral, adaptação se mostrou fiel aos livros, no entanto algumas modificações - como em qualquer filme - foram feitas, inclusive na escolha de elenco. Jordan Fisher, por exemplo, surpreendeu ao ser escalado como John Ambrose McClaren, já que difere muito da descrição dos livros. Entretanto, vale dizer que se alguém tinha dúvidas de que ele merecia o papel, foi convencido em sua primeira aparição no filme.
Com trilha sonora cativante e bem escolhida, boas atuações (Anna Cathcart fez jus à Kitty dos livros) e um clima de comédia romântica adolescente bem aproveitado, os filmes da trilogia se tornaram uma excelente escolha para aqueles dias que tudo que queremos é um filme estilo "coração quentinho".











Comentários