top of page

Indicação - Pequenos Incêndios por Toda Parte (Celeste Ng)

  • Foto do escritor: Letícia Marques
    Letícia Marques
  • 16 de jan. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 1 de mai. de 2021


ree

Pequenos Incêndios por Toda Parte, de Celeste Ng, é uma obra publicada, no Brasil, pela Editora Intríseca e se tornou um dos grandes destaques de 2020 por dois motivos: dividir opiniões - o famoso "ame ou odeie" - e o lançamento da adaptação produzida pela Hulu.


A trama se passa em uma comunidade planejada no subúrbio de Cleveland (Ohio, EUA), na década de 1990. Nos são apresentadas algumas famílias, mas o destaque se dá para a aparentemente perfeita família Richardson - composta por Elena, Bill, Lexie, Trip, Moody e Izzy - e para a família Warren - Mia e sua filha, Pearl.


- Lembra do que eu disse naquele dia? - perguntou. - Sobre os incêndios florestais? Sobre como às vezes é preciso queimar tudo e recomeçar?

Tudo começa com um grande incêndio na casa da família Richardson que desencadeia uma viagem pelos acontecimentos que levaram ao incêndio. Dessa forma, passamos a conhecer os personagens e seu desenvolvimento, tanto durante o período de interação entre as famílias, como o passado de cada um deles, especialmente as mães, Elena (uma jornalista do jornal local, acomodada a vida complemente planejada em Shaker Heights) e Mia - uma artista que detesta a ideia de ter tudo sempre definido. A escolha de uma narrador onisciente foi uma tacada certeira de Celeste Ng, já que isso permite ao leitor entender melhor as motivações e os sentimentos dos personagens.


No fim do artigo, uma única frase chamou a atenção da Sra. Richardson: "A Srta. Chow foi informada do paradeiro da filha por uma colega de trabalho do Lucky Palace, um restaurante chinês na rua Warrensville". Por mais que a informação tivesse sido colocada de maneira tão cuidadosa e anônima, ela ficou chocada ao perceber quem devia ser a colega.

Além dos Richardson e das Warren, os McCullough (Linda e Mark) e Bebe Chow também têm grande importância para a trama, já que passamos boa parte dessa acompanhando os desdobramentos e os efeitos da disputa Chow vs. McCullough pela pequena May Ling/Mirabelle.


Afinal, uma mãe que abandona seu bebê de poucos meses de vida dentro de uma caixa na porta de uma estação de bombeiros no auge do inverno, mas que se arrependeu e quer a bebê novamente, pode ser considerada, de fato, uma boa mãe? Ou seria melhor deixar a bebê com o rico casal que deseja adotá-la? Essas são perguntas que se fazem presentes processo de decisão do juiz Rheinbeck, bem como praticamente todos os eventos da história, direta ou indiretamente.


Sendo assim, Pequenos Incêndios Por Toda Parte apresenta discussões importantíssimas sobre diversos assuntos, como maternidade, aborto, racismo, diferença de classe, amizade, sonhos e expectativas (a busca irracional pela perfeição foi apontada várias vezes, por exemplo).


Dessa forma, pensando nas discussões tão necessárias que são abordadas pela autora, é um livro que merece, sim, ser lido e debatido.


ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS


Pequenos Incêndios Por Toda Parte (Little Fires Everywhere) não foi adaptado para o cinema, mas, sim, para as "telinhas", pela emissora Hulu, em 2020, no formato de minissérie.


ree

Com um elenco composto por nomes como Reese Witherspoon (Elena Richardson) e Kerry Washington (Mia Warren) nos papéis principais, o show ganhou muito destaque, recebendo diversos elogios da crítica, especialmente pelas interações entre Witherspoon e Washington, bem como entre as personagens Mia e Pearl (Lexi Underwood).


A minissérie foi, sem dúvidas, muito bem produzida, resultando em um ótimo produto de entretenimento. No entanto, diversas mudanças marcantes de narrativa foram feitas, algumas delas desnecessárias - como a inserção de personagens, bem como alterações nas relações entre personagens, para acrescentar acontecimentos ao passado das protagonistas -, o que pode vir a abalar a percepção dos telespectadores sobre alguns personagens.


Mesmo assim, as discussões essenciais apresentadas no livro foram mantidas (com alguns aprofundamentos, inclusive) e o elenco proporcionou atuações que atenderam às expectativas. Sendo assim, Little Fires Everywhere é uma boa escolha para assistir após finalizar a leitura.


P.S.: No momento de redação desta indicação, a minissérie encontrava-se disponível no Amazon Prime Video.

Comentários


Post: Blog2_Post

Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

  • Instagram

©2020 por AMAZONAS. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page